Pages

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O Hip Hop no Brasil.


Sábado a tarde o Centro Cultural Vergueiro no Estado de São Paulo ganha uma atividade diferenciada.
O local que até então tem uma atmosfera calma aonde estudantes se encontram para fazer trabalhos, jogar xadrez e etc, conta com a musicalidade e agitação de uma galera que vai em busca da dança.
Aulas de Hip Hop estão sendo ministradas no meio do Centro Cultural de forma totalmente alternativa, causando a curiosidade e espanto de pessoas que ali se encontram.
Conversamos com o professor e idealizador deste projeto.





Thiago Negraxa tem 29 anos e trabalha como o Hip Hop a 13 anos, vive de dança mas já trabalhou com administração.
Segundo ele Hip Hop é uma Cultura, e sendo uma cultura é aquilo que a gente vive e não só o que a gente faz, e como isso te influência.
O Hip Hop é uma mistura de Dj's, dançarinos, grafiteiros, falando especificamente da dança é uma mistura do Freak Style, e a cultura Hip Hop.
Negraxa estuda, prática e dá aulas, escrevendo projetos sobre essas danças e com essas danças, essas danças são o que o impulsiona, é o que faz que ele queira viver, refletir, mastigar e tem esse material pra sua existência.
Negraxa está concretizando um projeto que conta a história dos profissionais de São Paulo que começaram antigamente a praticar essas danças e que permanecem até hoje ajudando na formação e edificação dessa cena de dança.
H – Urb será lançado dia 17 e 18 de novembro onde haverá uma mesa de debate onde será discutido a formação que se tem hoje e o conteúdo pra galera que está chegando como eles estudam e qual a referencia que eles tem algumas apresentações e a exibição de um documentário.
H – Urbs tem o apoio da Secretária de Cultura do Estado. O apoio veio em cima do projeto escrito por Negraxa sobre o quanto de informação se tem na internet mas como ainda falta estrutura e referência e muitas vezes quem está começando não tem nem noção de como e quando começou. Para Negraxa isso é irrelevante, porém seria interessante para o iniciante saber como e quem iniciou essa cultura em nosso país.
O Hip Hop é uma dança e sendo assim é muito restrito e é mais fácil vencer certo preconceitos levando a dança até certos lugares, e justamente o documentário vem pra quebrar barreiras, vai ser mais uma ferramenta pra que haja o conhecimento e viabilizar a vivencia da cena que hoje se tem em São Paulo.
Negraxa tem muitos alunos, porem poucos optam pela dança pela falta recursos que ela traz, somente algumas pessoas permanecem, Negraxa valoriza muito quem optou por viver da dança, segundo ele as pessoas que dão aula buscam mais o conhecimento de como o Hip Hop surgiu e vão mais a fundo dessa cultura e desta forma fica mais próximo o feedback.
Negraxa não tem o intuíto de ter uma academia que leve seu nome pois acredita que o artista tem que estar livre na sociedade, ele tem que propor coisas pra sociedade, o desejo dele é estar presente em instituições de ensino como Céus, universidades públicas, centros culturais, escolas de ensino técnico, para ele a parceria com essas instituições abriria uma articulação melhor, nesses lugares há um grande fluxo de pessoas e dessa forma a cultura Hip Hop alcançaria muito mais pessoas.
Para Negraxa é dificil falar o que a dança transformou, o que é mais forte seria o aprendizado que se tem com o trabalho do outro, isso não tem a ver com um discurso de comunidade político e vazio, mas isso tem a ver com o que aquilo te afeta e te transforma, é olhar pra pessoa sem avaliar como bom ou ruim, mas de como aquilo te agrega.

Assista a entrevista na íntegra:

Grupo:
Lígia Gimenez
Priscilla Barão

1 comentários:

Anônimo disse...

doidera muito legallll

Postar um comentário