Pages

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A Transformação da Identidade Evangélica




A formação de um cenário religioso depende de um continuado processo de mudanças histórico-cultural. Para falar sobre isso é possível imaginarmos as instituições religiosas como portadoras de uma identidade em constante transformação.
    Nesse cenário as identidades individuais e institucionais são afetadas, o resultado é que instituições, tão dependentes da adesão das pessoas, que antes pareciam tão sólidas, se desestruturam no ar. Outras vêem surgir dentro delas identidades que funcionam como se fossem pequenas ilhas, onde lógicas alternativas regulam as formas de se comportar dentro delas ou até fora do cenário religioso. Há também as identidades múltiplas, que se organizam e funcionam ao sabor das ondas e vagas.
Em contexto como esse pensamento, procuramos saber melhor sobre essas mudanças atuais com pessoas que vivem neste contexto diariamente. O Pastor Saulo Quaresma da Igreja Sara Nossa Terra da zona sul São Paulo, e o Pastor Ronaldo Guedes Bezerra da Primeira Igreja Evangélica do Cambuci nos ajuda a sanar algumas dúvidas:
Com relação ás músicas usadas nos cultos, qual o intuito delas?
         Pr. Saulo Quaresma: - As músicas usadas nos cultos na Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra, tem como intuito levar as pessoas até Deus. Pois todas as músicas têm um intuito e conduzem a algo. De acordo com o estilo musical e com a inspiração das músicas, as pessoas são conduzidas a um sentimento. Por exemplo: se alguém ouve “funk”, isso estimula a sexualidade, se ouve “rap” é levado a ser mais agressivo. Porém na igreja, todos os estilos musicais são voltados pra Deus e todas as músicas são para levar as pessoas a ter um encontro e uma comunhão com Deus.

    Hoje em dia não há mais aquele padrão de saia cumprida e blusa fechada pra frequentar a maioria das igrejas. Você acha que isso pode ter alterado a identidade dos evangélicos?

    Pr. Saulo Quaresma: - Acredito que não. Pois esse era um dos motivos pelo qual eu não vinha pra igreja. Eu não vinha pra igreja antes, justamente por achar esse padrão uma chatice! Imagina que loucura, no sol quente aqueles crentes cheios de roupa, mulheres de saia cumprida e homens de terno e gravata. Sempre achei isso estranho. Porque na minha concepção e na concepção da igreja, Deus olha para o nosso coração. É óbvio que isso não significa que é para todo mundo sair pelado, como a nossa sociedade vive hoje, mostrando mais o corpo do que tudo, porque afinal de contas isso é apelativo, é feio! Mas no fim a roupa é só um estilo, o que define a pessoa não é o que ela veste e sim o seu caráter.

    Quais as principais diferenças entre os evangélicos tradicionais e os evangélicos modernos com relação ás músicas e as vestimentas?
Pastor Saulo e Laiza

     Pr. Saulo Quaresma: - Acho que a diferença está exatamente aí, nas músicas e nas vestimentas. Pois o que difere são os costumes. E os perfis também, são diferentes. O que não significa que um é certo e o outro errado. O que prevalece é a bíblia, que é a mesma. Todos nós servimos e acreditamos no mesmo Deus.

                                                                                  

Video Entrevista Pastor Ronaldo Guedes Bezerra




Grupo:
Bruna Nascimento
Laiza Piassali
Leandro Lopes
Leticia Silva
Luiz Felipe

0 comentários:

Postar um comentário