A idéia de cultura e o termo existiam há muito
tempo, porém com outras denominações: Kultur no germânico que se utilizava para
simbolizar a espiritualidade de uma comunidade e Civilication no francês era utilizado para somente
realizações materiais de um povo, Edward Tylor antropólogo inglês, sintetiza todas as
denominações do termo como Culture, que engloba todos os conceitos de cultura
conhecidos hoje em dia.
A palavra Culture (cultura) criada por
Tylor incluiu todo conhecimento, crenças, artes, costumes ou hábitos que os
homens podem possuir ao longo de sua vida.
A idéia de cultura já havia ganhado
poder na mente das pessoas, mesmo antes de
John Locke escrever sobre o
conhecimento humano, em que ele diz que a mente humana não passa de uma caixa
vazia que tem capacidade de adquirir conhecimento.
Jean Jacques Rousseau atribui um papel
muito importante a educação, no qual ele chega a acreditar que essa transição
teve grande importância na evolução dos macacos aos seres humanos. Rousseau acreditava tanto na educação que acreditava que poderia
chegar até aos chimpanzés, gorilas e orangotangos, existia um acordo razoável
entre os antropólogos a respeito do conceito, tal expectativa foi quebrada por
esperar tanto que essa união fosse se entrelaçar em paz, houve uma confusão,
Geertz com base em Tylor declara que o tema mais importante da moderna teoria
antropológica era o de diminuir a amplitude do conceito e transformá-lo em um instrumento
mais especializado e mais poderoso teoricamente.Finalmente em 1871, Tylor
define que,cultura é todo o comportamento aprendido, tudo aquilo que independe
de uma transmissão genética. Kroeber confirma essa denominação rompendo todos
os laços que poderiam existir entre cultura e o meio biológico, em que o que a
determina é o meio em que ela vive, o homem se adapta ao meio ambiente por meio
da cultura e não por meio de modificações biológicas.
A cultura é o meio de adaptação do ser humanos em diferentes
ambientes.
Marvin Harris com Referencia em Locke diz que nenhuma ordem social
é baseada
em verdade inata, uma mudança no ambiente resulta numa mudança no comportamento.
Com tudo isso se chega à conclusão de que o único ser vivo com
cultura é o Ser Humano.A reconstrução deste momento conceitual a partir de uma
diversidade de fragmentos teóricos ,é uma das tarefas primordiais da
antropologia.
Grupo:
Karine Mussoline
Giovanna Bizelli
Thamires Urbano
Raphaela Henry