Pages

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Antecedentes Históricos do Conceito de Cultura

A idéia de cultura e o termo existiam há muito tempo, porém com outras denominações: Kultur no germânico que se utilizava para simbolizar a espiritualidade de uma comunidade e Civilication no francês era utilizado para somente realizações materiais de um povo, Edward Tylor antropólogo inglês, sintetiza todas as denominações do termo como Culture, que engloba todos os conceitos de cultura conhecidos hoje em dia.


A palavra Culture (cultura) criada por Tylor incluiu todo conhecimento, crenças, artes, costumes ou hábitos que os homens podem possuir ao longo de sua vida.
A idéia de cultura já havia ganhado poder na mente das pessoas, mesmo antes de
John Locke escrever sobre o conhecimento humano, em que ele diz que a mente humana não passa de uma caixa vazia que tem capacidade de adquirir conhecimento.

Jean Jacques Rousseau atribui um papel muito importante a educação, no qual ele chega a acreditar que essa transição teve grande importância na evolução dos macacos aos seres humanos. Rousseau acreditava tanto na educação que acreditava que poderia chegar até aos chimpanzés, gorilas e orangotangos, existia um acordo razoável entre os antropólogos a respeito do conceito, tal expectativa foi quebrada por esperar tanto que essa união fosse se entrelaçar em paz, houve uma confusão, Geertz com base em Tylor declara que o tema mais importante da moderna teoria antropológica era o de diminuir a amplitude do conceito e transformá-lo em um instrumento mais especializado e mais poderoso teoricamente.Finalmente em 1871, Tylor define que,cultura é todo o comportamento aprendido, tudo aquilo que independe de uma transmissão genética. Kroeber confirma essa denominação rompendo todos os laços que poderiam existir entre cultura e o meio biológico, em que o que a determina é o meio em que ela vive, o homem se adapta ao meio ambiente por meio da cultura e não por meio de modificações biológicas.
A cultura é o meio de adaptação do ser humanos em diferentes ambientes.
Marvin Harris com Referencia em Locke diz que nenhuma ordem social é baseada
em verdade inata, uma mudança no ambiente resulta numa mudança no comportamento.
Com tudo isso se chega à conclusão de que o único ser vivo com cultura é o Ser Humano.A reconstrução deste momento conceitual a partir de uma diversidade de fragmentos teóricos ,é uma das tarefas primordiais da antropologia.

Grupo:
Cristiana Oliveira
Karine Mussoline
Giovanna Bizelli
Thamires Urbano
Raphaela Henry